Ética e Conduta

O Grupo Manuel Champalimaud está comprometido com a criação de valor sustentável para as gerações presentes e futuras. Estando consciente dos exigentes objectivos que nos propomos cumprir no âmbito deste compromisso, a forma como fazemos o caminho para lá chegar, salvaguardando a integração dos valores do Grupo e dos princípios éticos em todas as nossas decisões e actuações, é condição essencial na salvaguarda dessa missão.

Os valores e os princípios que nos orientam
Código de Conduta
Estabelece o conjunto de princípios e valores em matéria de conduta, ética e deontologia profissional que devem ser reconhecidos e adoptados por todos aqueles que estão ao serviço do Grupo Manuel Champalimaud.

O Código de Conduta do Grupo Manuel Champalimaud (aplicável à Manuel Champalimaud SGPS, S.A. e a qualquer uma das empresas na qual a Manuel Champalimaud SGPS, S.A. detenha uma participação superior a cinquenta por cento do respectivo capital) constitui ainda uma referência para o exterior, no que respeita aos padrões de conduta aplicados pelo Grupo no seu relacionamento com terceiros, de forma a incentivar a criação de um clima de confiança com todas as entidades que com ele se relacionem.

Consulte o documento aqui:
Código de conduta

Transparência e prevenção da corrupção
Formaliza um conjunto de regras que visam garantir que a actividade no GMC é desenvolvida de forma ética, íntegra e transparente.

No Grupo Manuel Champalimaud o Programa de Cumprimento Normativo para a transparência e prevenção da corrupção é formado por um Programa de Compliance, suportado:

  1. Por um modelo de governo reforçado, nos quais se inclui a nomeação de um Administrador Executivo (CCO) com responsabilidade pelo pelouro de Compliance e pelo referido Cumprimento Normativo.
  2. No Código de Conduta.
  3. Num Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas (PPR), que inclui, designadamente:
    1. a identificação, análise e classificação dos riscos e das situações que possam expor o Grupo a actos de corrupção e infracções conexas; e
    2. as medidas preventivas e correctivas a implementar a fim de reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto dos riscos e situações identificados.
  4. Por um conjunto de outras políticas que se enquadram no Regime Geral da Prevenção da Corrupção.
  5. Por políticas e procedimentos internos transversais a todo o Grupo.
  6. Por um programa de melhoria contínua e de formação/sensibilização abrangendo todo o Grupo e todos os seus stakeholders.

O Grupo Manuel Champalimaud procura ainda garantir um adequado ambiente de controlo, um sistema de gestão de riscos robusto e um contínuo processo de monitorização.

Consulte aqui o último relatório:
Transparência e prevenção da corrupção

Comunicação de irregularidades
Canal de denúncia interna para comunicação de irregularidades ocorridas na Manuel Champalimaud SGPS, S.A. ou em qualquer uma das sua empresas participadas.

No Grupo Manuel Champalimaud as irregularidades podem ser comunicadas por escrito, através de mensagem de:

  • correio electrónico etica@manuelchampalimaud.pt
  • carta, à atenção do Presidente da Comissão de Ética, para a seguinte morada: Avenida Duque de Ávila, n.º 79, 1000-139 Lisboa

As Comunicações poderão ser anónimas ou identificar o respectivo denunciante.
O regulamento de comunicação de irregularidades estabelece as regras e procedimentos internos aplicáveis à recepção, registo e tratamento das comunicações efectuadas através deste mecanismo. 

Consulte o documento aqui:
Regulamento de comunicação de irregularidades