Ética e Conduta
O Grupo Manuel Champalimaud está comprometido com a criação de valor sustentável para as gerações presentes e futuras. Estando consciente dos exigentes objectivos que nos propomos cumprir no âmbito deste compromisso, a forma como fazemos o caminho para lá chegar, salvaguardando a integração dos valores do Grupo e dos princípios éticos em todas as nossas decisões e actuações, é condição essencial na salvaguarda dessa missão.
O Código de Conduta do Grupo Manuel Champalimaud (aplicável à Manuel Champalimaud SGPS, S.A. e a qualquer uma das empresas na qual a Manuel Champalimaud SGPS, S.A. detenha uma participação superior a cinquenta por cento do respectivo capital) constitui ainda uma referência para o exterior, no que respeita aos padrões de conduta aplicados pelo Grupo no seu relacionamento com terceiros, de forma a incentivar a criação de um clima de confiança com todas as entidades que com ele se relacionem.
Consulte o documento aqui:
Código de conduta
No Grupo Manuel Champalimaud o Programa de Cumprimento Normativo para a transparência e prevenção da corrupção é formado por um Programa de Compliance, suportado:
- Por um modelo de governo reforçado, nos quais se inclui a nomeação de um Administrador Executivo (CCO) com responsabilidade pelo pelouro de Compliance e pelo referido Cumprimento Normativo.
- No Código de Conduta.
- Num Plano de Prevenção de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas (PPR), que inclui, designadamente:
- a identificação, análise e classificação dos riscos e das situações que possam expor o Grupo a actos de corrupção e infracções conexas; e
- as medidas preventivas e correctivas a implementar a fim de reduzir a probabilidade de ocorrência e o impacto dos riscos e situações identificados.
- Por um conjunto de outras políticas que se enquadram no Regime Geral da Prevenção da Corrupção.
- Por políticas e procedimentos internos transversais a todo o Grupo.
- Por um programa de melhoria contínua e de formação/sensibilização abrangendo todo o Grupo e todos os seus stakeholders.
O Grupo Manuel Champalimaud procura ainda garantir um adequado ambiente de controlo, um sistema de gestão de riscos robusto e um contínuo processo de monitorização.
Consulte aqui o último relatório:
Transparência e prevenção da corrupção
No Grupo Manuel Champalimaud as irregularidades podem ser comunicadas por escrito, através de mensagem de:
- correio electrónico etica@manuelchampalimaud.pt
- carta, à atenção do Presidente da Comissão de Ética, para a seguinte morada: Avenida Duque de Ávila, n.º 79, 1000-139 Lisboa
As Comunicações poderão ser anónimas ou identificar o respectivo denunciante.
O regulamento de comunicação de irregularidades estabelece as regras e procedimentos internos aplicáveis à recepção, registo e tratamento das comunicações efectuadas através deste mecanismo.
Consulte o documento aqui:
Regulamento de comunicação de irregularidades